sexta-feira, 17 de junho de 2011

#postfriend: Maybe I'm amazed

O Ed escreveu esse post pra lembrar o aniversário do monstro Paul McCartney. Pediu pra eu editar, mas não consigo...
------------------------------------------------

Maybe I'm Amazed por Edgar Poletti

É impossível escrever pouco sobre Paul McCartney...

O homem que faz 69 (ui) anos amanhã é, só, o músico vivo mais importante do mundo.
Após entrar na banda de John Lennon (na época chamada de “The Quarrymen”), formou, com ele, a maior parceria musical da história. Parceria que durou até 1970, com o fim dos Beatles.

Pra mim, Macca sempre foi, além de extraordinário músico, muito ambicioso. Tanto que, após a morte de Brian Epstein (empresário que levou os Beatles ao estrelato), foi ele quem “assumiu” o controle da banda – ajudado, também, pela ausência de Lennon, mais preocupado em se drogar do que em outras coisas...

A partir da gravação do White Album o grupo começou a rachar, as brigas e as diferenças se intensificaram e todos, em algum momento, ameaçaram ou de fato saíram dos Beatles, EXCETO McCartney. O fim definitivo foi decidido por Lennon, mas todos concordaram em adiar o anúncio do término, e o conseqüente lançamento dos álbuns solos de cada um (que já estavam praticamente prontos), para depois do lançamento de Let it Be, evitando assim que suas vendas fossem prejudicadas.

Até Macca, o que NÃO queria que a banda acabasse, enviar a jornalistas, junto com a cópia do seu primeiro álbum solo (chamado McCartney), um Q&A na qual ele anunciava o fim dos Beatles.

Não adiantou a banda ter enviado o Ringo à sua casa para convencê-lo a não lançar seu álbum junto com Let it Be. Ele fez do seu jeito, um pouco por raiva, um pouco por vingança, e, pra mim, muito por ambição.

McCartney, o disco, foi feito com Paul tocando todos os instrumentos, e conta só com a pequena ajuda da Linda num ou outro backing vocal. Mas se sua contribuição musical foi pequena, seu apoio moral ao marido num dos piores momentos pessoais vividos pelo gênio foi fundamental. Tanto que a música que fecha o disco, Maybe I’m Amazed, foi dedicada a ela.

Reparem na letra: é o agradecimento explícito de Paul à Linda. Ao contrário da maioria de suas músicas, nesta a letra é mais importante do que a melodia, o que traz um apelo extra. E como diz o Toxinha, Maybe I’m Amazed representa bem a ponte entre o jovem ex-Beatle e o músico adulto.

Parabéns, Macca. E obrigado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário