quarta-feira, 6 de abril de 2011

Robert Johnson- Crossroad

Robert Leroy Johnson, foi um cantor de blues nascido em data desconhecida. Sua data de nascimento oficialmente aceita (1911) provavelmente está errada. Registros existentes (documentos escolares, certidões de casamento e certidão de óbito) sugerem diferentes datas entre 1909 e 1912, embora nenhum contenha a data de 1911.
Robert Johnson gravou apenas 29 músicas, em duas sessões de gravação em San Antonio, Texas, em Novembro de 1936 e em Dallas, Texas, em Junho de 1937.
Uma lenda diz que Johnson vendeu sua alma ao diabo na encruzilhada das rodovias 61 e 49 em Clarksdale, Mississippi em troca da proeza de tocar guitarra. Este mito foi difundido principalmente por Son House, e ganhou força devido as letras de algumas de suas músicas, como "Crossroads Blues", "Me And The Devil Blues" e "Hellhound On My Trail".





Um comentário:

  1. Uma pena ter uma carreira tão curta, porém, uma das mentes criativas que mais influenciou bandas de rock e músicos de jazz e blues.
    Ele foi uma importante referência para a padronização para o consagrado formato de 12 compassos para o blues!
    Sobre os boatos de pacto com o satã é apenas porque o cara era um gênio da música, estava muito à frente de sua época...e toda pessoa autêntica e evoluida é perseguida! rs
    É de fato um dos blueseiros que mais admiro! Ao menos seu reconhecimento veio após a morte com remasterizações relançadas nos anos 90 e sendo influência declarada de bandas como The Who, Led Zeppelin, Rolling Stones entre outras...

    ResponderExcluir