sábado, 8 de outubro de 2011

HappyFriday: Back in the USSR

HappyFriday sem Beatles num dá né... não comigo como blogueiro...

Mas pera ae: o tema de hoje é Power Trio, como pode o maior quarteto da história do rock estar aqui?

Fácil.

22 de agosto de 1968.

Abbey Road receberia os 4 Beatles para as gravações de "Back In The USSR", música de Paul McCartney que abre o "The Beatles", álbum mais conhecido como "White Album".

De manhã, Ringo foi falar com John. Sentia que queria sair da banda porque não estava tocando bem e que via os outros 3 Beatles felizes e próximos, enquanto ele estava um pouco afastado.

Lennon disse: "eu achei que eram vocês três (que estavam felizes e amigos)!!!"

Logo depois, foi falar com Paul. Disse as mesmas palavras. E Paul: "eu achei que eram vocês três (a mesma coisa)!!!"

Pro George ele nem se incomodou: disse que tiraria férias. E foi pra Sardenha descansar.

Isso não interrompeu as gravações. No mesmo dia 22/08 Paul fez as vezes de Ringo na bateria, tocou baixo e gravou os vocais, enquanto George e John tocaram guitarra e gravaram os backing vocals.

Com isso, os Beatles foram, pela primeira vez, um trio, e a partir dali a presença dos 4 nas gravações passou a ser a exceção, não a regra.

"Back In The USSR" foi inspirada no som dos Beach Boys, em sua fase inicial. Conversando com Mike Love, um dos integrantes dos Beach Boys, na India, surgiu a ideia de fazer uma música tipo "California Girls" só que com o antigo bloco comunista. Juntando isso com a música de Chuck Berry "Back In The USA", temos uma música.

O video que posto aqui é simbólico: Macca tocando a música ao vivo numa Praça Vermelha, em Moscou, lotadaça.

São 12h34, ou seja, já não é mais sexta-feira. Mas sexta-feira 7/10 foi meu aniversário de 30 anos, e acho que tenho o direito de burlar a regra, não?






Nenhum comentário:

Postar um comentário